A Suíça brasileira, como é conhecida a cidade de Campos do Jordão, é um dos locais mais charmosos e aconchegantes do Brasil. O lugar costuma atrair muitos turistas, sobretudo no inverno por causa das suas baixas temperaturas — daí o famoso apelido, que também faz referência a sua arquitetura europeia —, mas a verdade é que Campos do Jordão é um ótimo destino durante todo o ano. É possível desfrutar das mais diversas atividades que a cidade oferece, e há programações para todas as idades. 

Este artigo, porém, é dedicado àquela que é conhecida como a Melhor Idade. Separamos algumas dicas especiais pensadas especialmente nos visitantes que estão com mais de 60 anos, e podemos provar que Campos do Jordão pode ser a escolha perfeita de viagem na terceira idade!

 

Campos do Jordão: como chegar 

Situado a 173 Km da cidade de São Paulo, o município de Campos do Jordão faz parte da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, na Serra da Mantiqueira. A 1628 metros do nível do mar, é a cidade mais alta do Brasil, levando em conta sua sede administrativa. Por conta da sua privilegiada localização geográfica, as temperaturas no inverno podem baixar de zero grau, sendo muito atrativas para turistas de todo o Brasil. 

O principal acesso para campos do Jordão é pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Portanto, uma dica de viagem na terceira idade é realizar excursões em grupo, com roteiros pré-definidos e, se possível, a presença de um guia. 

 

Programação para a terceira idade em Campos do Jordão 

A cidade possui muitas opções turísticas para agradar a população idosa. Entre os passeios que valem a pena, podemos destacar os seguintes: 

Casa do Artesão: a menos de 1 Km partindo da Praça da Vila Capivari, no Centro, o lugar é perfeito para quem gosta de apreciar arte em madeira. São diversos produtos como quadros, enfeites, placas, totens, bancos, tudo feito por artesãos da região. 

Mosteiro São João: Em meio a um lindo bosque, encontra-se a Comunidade Monástica do Mosteiro São João, local onde residem as monjas conhecidas como “as Beneditinas”, que pertencem à mais antiga ordem religiosa do ocidente. 

O mosteiro dedica-se desde sua fundação aos mais variados trabalhos artesanais, vendidos em uma loja instalada no local. São peças em pirogravura, pintura de quadros, uma variedade de artigos religiosos, além de quitutes como biscoitos, pães, bolos e geleias. 

Claro, o lugar também é ideal para momentos de oração e reflexão, e o ponto alto da visita é o famoso recital de Canto Gregoriano, que acontece todas as tardes. 

Palácio Boa Vista: também conhecido como Palácio do Governador, abriga um acervo com cerca de 2 mil peças oriundas dos séculos 17, 18, 19 e 20, entre mobiliário, porcelanas, pratarias, pinturas e esculturas. A fachada atual tem estilo característico dos castelos europeus, de deixar qualquer um apaixonado!

Museu Felícia Leirner: Obras de arte em meio à natureza? Sim! O Museu Felícia Leirner é imperdível, não só para ser incluído no roteiro de viagem na terceira idade, como para todos os públicos! As esculturas são esculpidas em bronze, cimento branco e granito. Ao todo, são 85 obras, todas criações da artista que dá nome ao museu. 

Belvedere: É a primeira parada para quem visita Campos do Jordão, já que fica na rodovia de acesso ao município (Floriano Rodrigues Pinheiro), próximo ao portal de acesso à cidade. Do mirante, é possível apreciar as montanhas que envolvem o Vale do Lajeado. E durante o inverno, o visitante ainda pode ser surpreendido com a presença de quatis, que saem do meio da mata à procura de alimentos. 

Mais opções de passeio que vale a pena conferir: 

  • Parque Amantikir Garden – Jardins que Falam;
  • Ecoparque Pesca na Montanha;
  • Borboletário – Flores que Voam;
  • Horto Florestal;
  • Bosque do Silêncio – Arborismo;
  • Parque da Floresta Encantada;
  • Passeio de Trem – Estrada de Ferro;
  • Teleférico;
  • Trenzinho Turístico – City Tour.

 

Gastronomia em Campos do Jordão 

Uma das maravilhas da cidade de Campos do Jordão é a sua gastronomia. Por isso, separamos algumas opções de restaurantes que também valem a visita, pois são muito tradicionais na cidade: 

Krokodillo: quem vai a Campos do Jordão precisa aproveitar o clima frio para experimentar um delicioso fondue! E o Krokodillo é uma das opções para quem procura pelo melhor custo benefício. O lugar ainda serve carnes exóticas, como javali e, claro, crocodilo! 

Dona Chica: este restaurante fica dentro do Horto Florestal e é considerado um dos melhores da cidade, e também com preços em conta. 

Empório dos Mellos: O diferencial aqui são os pratos preparados com alimentos colhidos pelas redondezas do restaurante. É um ambiente muito aconchegante, para quem não tem a mínima pressa de fazer sua refeição. 

Chocolates: amantes do doce não podem deixar de conhecer duas chocolaterias que são marcas da cidade: a Chocolate Montanhês e a Chocolate Araucária. Os lugares oferecem vários tipos de produtos que possuem o chocolate como ingrediente principal. Na Araucária, ainda é possível visitar a fábrica.

 

Que tal planejar a excursão do seu grupo? 

Gostou das nossas dicas do que fazer em Campos do Jordão ao planejar uma viagem na terceira idade? Agora que você já tem o roteiro nas mãos, resta garantir uma acomodação que faça com que todos se sintam em casa.

A Pousada Recanto dos Sonhos é uma excelente opção para acomodar a melhor idade em sua estadia na cidade. Com acomodações super confortáveis, um delicioso café da manhã e opções de lazer, a pousada é perfeita para casais ou até mesmo grupos de amigos.

Além disso, possui localização privilegiada da cidade. Ideal para quem deseja explorar esse destino encantador. Clique aqui para fazer a sua reserva e garanta agora mesmo o seu lugar aqui!