Mesmo com a atual pandemia afetando todo o mundo, as pessoas continuam precisando continuar as suas atividades da melhor maneira possível (de forma segura para si e para o próximo).

E uma dessas atividades é a viagem que possui inúmeros benefícios para os viajantes. Mas como viajar de forma segura? Pensando nisso, o governo federal em parceria com empresas privadas do setor turístico do país, pensaram em como estruturar as viagens de uma forma mais segura. Surgiu a ideia do Turismo Responsável.

O Selo Turismo Responsável estabelece diversos protocolos de comportamento, distanciamento social e higiene para o segmento do turismo. Descubra nesse artigo tudo sobre esse selo e como ele pode ajudar na retomada do turismo nacional!

 

O que é o Selo Turismo Responsável

O selo Turismo Responsável é um programa que estabelece nada mais do que boas práticas de higienização para cada segmento do setor turismo.

O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.

Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

 

Protocolo para Turistas

Também faz parte do Selo Turismo Responsável um protocolo para Turistas, com diretrizes igualmente importantes para a retomada do turismo doméstico no país.

Os turistas devem, segundo esse protocolo:

  1. Ter informações/orientações claras e atualizadas sobre medidas específicas a serem implementadas;
  2. Evitar cumprimentar com contato físico, incluindo apertar as mãos, tanto de funcionários quanto de outros turistas. A distância de segurança deve ser respeitada sempre que possível;
  3. Cobrir o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, ao tossir ou espirrar;
  4. Preferencialmente lavar as mãos com água e sabonete após espirrar, assoar o nariz ou tossir ou, ainda, tocar as superfícies potencialmente contaminados (dinheiro, balcão do estabelecimento, etc.);
  5. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  6. Desinfetar com frequência objetos de uso pessoal (copos, celulares, etc.) com água e sabão quando possível ou, quando não for possível, utilizar uma solução desinfetante;
  7. Não compartilhar equipamentos ou objetos pessoais com outras pessoas;
  8. Evitar aglomerações;
  9. Se apresentar algum sinal ou sintoma de Covid-19, evitar contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos (e comunicar imediatamente a direção do serviço aonde estiver hospedado);
  10. Evitar tocar em paredes, balcões e outras superfícies;
  11. Observar se o estabelecimento está cumprindo o protocolo proposto.

 

Diretrizes do Selo Turismo Responsável

As diretrizes para adquirir o selo foram divididas em segmentos do setor. No entanto, existem algumas necessária para todos os segmentos.

Os protocolos abaixo são comuns a todos os setores:

  • Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
  • Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
  • Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (por exemplo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários);
  • Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea;
  • Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos bem como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
  • Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente esvaziá-las várias vezes ao dia;
  • Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

 

Conclusão sobre o Selo Turismo Responsável

Inegavelmente a criação de um Selo de  é uma iniciativa interessante. Certamente o selo tem potencial para ajudar a posicionar o nosso país como destino seguro, além de incentivar a retomada da atividade turística e a atração de turistas nacionais.

Espero também que esse possa ser o primeiro passo para obtermos um selo de qualidade na prestação de serviço para todos os segmentos turísticos.

Aqui na Pousada Recanto dos Sonhos, nós seguimos as diretrizes e os protocolos orientados pela OMS e pelo Ministério da Saúde.

Quer garantir a sua vaga na Suíça Brasileira e ter uma viagem segura com a sua família? Clique aqui e faça a sua reserva agora mesmo!