A cidade de Campos do Jordão é um dos principais destinos turísticos do país. Com o passar dos anos, esse paraíso tem se tornado referência em turismo a dois (romântico), turismo de inverno e gastronômico.

Milhares de visitantes vivenciam dias incríveis na cidade mais alta do Brasil, aproveitando tudo que esse destino tem a oferecer a seus visitantes.

No entanto, muitos turistas buscam a cidade também pela sua bela e rica história que carrega consigo desde o século passado.

Confira nas próximas linhas um pouco mais da história e cultura do principal destino da Serra da Mantiqueira.

 

Conheça a história e cultura de Campos do Jordão

Localizada no estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é conhecida pelo seu estilo europeu, belas paisagens e grande número de turistas nos períodos mais frios do ano.

A temperatura média anual do município fica em torno de 14°C e na estação do inverno pode chegar a 5°C negativos.

Mas como foi fundada a cidade? O primeiro desbravador, que aqui chegou em 1703, foi o sertanista Gaspar Vaz da Cunha, o “oyaguara”, cruzando as terras em direção às minas de Itajubá, em Minas Gerais, atrás de ouro.

Contudo, o primeiro residente na região foi Ignácio Caetano Vieira de Carvalho em 1771, que para cá veio com seus três filhos, nos passos do sertanista.

Logo depois já estabelecido com sua família, requereu ao governador da Capitania de São Paulo uma sesmaria na extensão da área atual de Campos do Jordão, fundando a Fazenda Bom Sucesso, mais tarde conhecida como “Campos do Ignácio”.

A cidade deve seu nome ao brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, ele que nem a conheceu, tendo recebido em hipoteca as terras de Ignácio Caetano, em 1823, batizando-as de Fazenda Natal, dada a proximidade das festividades natalinas no ato da escritura, no ano de 1825, posteriormente conhecida como “Os Campos do Jordão”.

 

Campos do Jordão: Referência em tratamento para tuberculose

No início do século passado, o fato do clima local apresentar altos níveis de oxigênio, junto as baixas temperaturas da região, a cidade passou a ser referência no tratamento de tuberculose, a partir desta época foram criados sanatórios para tratamento da doença, sendo o primeiro o Divina Providência em 1929.

Nos meados da década de 40 Campos do Jordão já possuía 14 sanatórios e dezenas de pensões nas vilas. Nesta época a cidade passou a atrair médicos e pacientes de todo o país, alguns destes, políticos influentes e grandes empresários, colaborando o crescimento da região.

A procura do clima por personalidades do mundo social e empresarial, principalmente de São Paulo (maior centro industrial da América Latina), que aqui vieram construir suas casas de veraneio, começou a mudar a fisionomia da cidade, que passava de cidade-saúde para cidade-turismo.

 

Outros Fatores que contribuíram com o crescimento de Campos do Jordão

Sabemos que além disso, outros fatores ajudaram no crescimento da cidade. Como a construção do palácio do governo e a construção de grandes hotéis exclusivos aos turistas.

Além disso, Campos do Jordão, recebeu em 1957 em um congresso de climatologia, o título de cidade com o melhor clima do mundo.

A realização de eventos artísticos e culturais na cidade, também contribuíram para o crescimento da região.

Um dos mais famosos e principais eventos na cidade é o Festival de Inverno que acontece até os dias atuais, atraindo milhares de turistas do país e estrangeiros.

 

Venha Para Campos do Jordão: Vivencie o melhor da cultura local

Agora que você já conhece um pouco mais da história e cultura de Campos do Jordão, só falta encontrar a hospedagem ideal para a sua viagem.

E para quem procura um lugar ideal para passear com a família ou a dois, a Pousada Recanto dos Sonhos é a sua escolha perfeita.

Considerada uma das melhores pousadas da região, o Recanto dos Sonhos oferece o melhor da hospedagem local para transformar a sua viagem em uma experiência única.

Clique Aqui para garantir a sua vaga e vivencie dias inesquecíveis na suíça brasileira!