Com um espectro de atuação tão amplo, os benefícios do turismo gastronômico vão muito além do que proporcionar momentos de entretenimento e agradar os paladares dos turistas. O turismo gastronômico é um caminho para experiências significativas, que as pessoas normalmente não participam dentro de seu dia a dia, mas estão dispostas a fazê-lo enquanto viajam.

Estas experiências têm um efeito positivo duradouro pois ao retornar para casa, a maioria das pessoas buscam incorporar estes aprendizados em sua própria vida. Novos tipos de experiências e aprendizados através da singularidade da cultura gastronômica regional e da biodiversidade do destino têm o potencial de intensificar a conexão entre as pessoas e alimentos, além de gerar uma memória duradoura e marcante para o turista.

Mas os benefícios do turismo gastronômico não se concentram somente no turista. Uma experiência bem desenvolvida e estruturada, pode beneficiar toda uma cadeia de valor e o meio ambiente.

 

Confira os principais benefícios do Turismo Gastronômico

  • Desenvolve consciência social e cultural conectando turistas ao destino em diferentes níveis da sociedade;
  • Distribui a renda diretamente ao longo da cadeia de valor;
  • Possibilita a inclusão e oportunidades para grupos minoritários;
  • Valoriza a biodiversidade e preserva o patrimônio cultural;
  • Contribui para um desenvolvimento mais amplo das comunidades locais, fomentando o empreendedorismo;
  • Reduz os impactos negativos do turismo massivo já visto em muitos centros urbanos, equilibrando a distribuição de turistas em diferentes regiões e estações do ano.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o turismo gastronômico pode trazer para viajantes e destinos. No entanto, o turismo gastronômico também enfrenta muitos desafios. Esses desafios devem ser constantemente discutidos e avaliados sob uma estratégia de turismo de destino para incentivar o crescimento responsável que maximize esses benefícios de maneira sustentável.

Neste contexto, acreditamos fortemente que todo destino deve incluir o turismo gastronômico em sua estratégia de turismo. Ele não deve ser visto apenas como uma atividade complementar ao turismo, mas um segmento inteiro que influencia as decisões dos viajantes na escolha de destinos, além de criar lealdade a partir de experiências agradáveis ​​e memoráveis.

 

Gastronomia em Campos do Jordão

Campos do Jordão possui uma culinária muito reconhecida internacionalmente por proporcionar experiências gastronômicas dignas de prêmios e por isso, esse quesito chama a atenção de turistas dos quatro cantos.

Quem visita à cidade, quer voltar e um dos principais motivos é a gastronomia local. Campos do Jordão oferece diversos restaurantes premiados com inúmeras especialidades. Desde restaurantes sofisticados aos mais simples.

O destino reúne um mix da sua raiz europeia com elementos típicos da região serrana. Essa mistura forma uma conexão de sabores que é praticamente impossível não se apaixonar.

E como qualquer outro destino, Campos do Jordão também apresenta seus pratos típicos, como: fondue, pinhão, javali, vinhos, entre outros.

Por ser uma região com temperaturas mais baixas e a alta temporada seja no inverno em Campos do Jordão, as cafeterias na Vila Capivari e seus doces típicos das frutas vermelhas locais (morango, amora, cereja, etc.) são um charme ao seu paladar.

Se quiser saber mais sobre a gastronomia da cidade, basta clicar aqui!

 

Campos do Jordão: Uma Experiência Completa

Um destino com inúmeros atrativos é tudo de bom, não é mesmo? E por que não aproveitar para reunir as pessoas que você mais ama (família e amigos) para desfrutar momentos únicos aqui na cidade encantadora?

Depois de descobrir como a gastronomia influencia nas decisões de viagem, está na hora de vir para a Pousada Recantos dos Sonhos e vivencie uma experiência gastronômica na cidade mais alta do país.

Clique aqui agora mesmo e garanta o seu lugar conosco!